Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 de novembro de 2012

Ranking PA #1 : Os Mais Vendidos no Brasil - Outubro

Confira a lista dos 20 mais vendidos no Brasil em outubro

Levando em conta que o nosso mercado de mangás não disponibiliza números de vendas dos seus títulos, o Post Animem recorreu a fontes alternativas de consulta para situar os leitores e interessados de como anda o nosso amado mercado nacional.

Os dados consultados vieram do site Guia de Quadrinhos, um grande banco de dados de todos os quadrinhos lançados no Brasil. A mecânica é simples. Refinamos a busca em determinado mês, listamos todos os títulos lançados naquele período e contabilizamos quantas pessoas compraram, e a partir daí formamos esse ranking.

Se você quer fazer parte das estatísticas, recomendo que se cadastre no referido site e marque sempre que comprar um título. O Post Animem sempre divulgará os números do mês anterior, pois assim teremos um panorama melhor do que o de um mês ainda aberto, onde os números são alterados constantemente devido ao fato de que as pessoas ainda estão comprando.

Nessa primeira edição contabilizamos 934 compras no total e iremos listar os 20 mangás mais adquiridos no mês de outubro. Como já era de se esperar, Panini e JBC disputam acirradamente boas colocações, e temos também uma surpresa no ranking. Confira:



O Top 5 não apresenta muitas surpresas. One Piece liderando, seguido de Dragon Ball, Soul Eater e Bakuman. A 8°posição me surpreende um pouco. Monster, pelo visto, está cativando e mesmo com um ritmo bimestral está conquistando uma boa fatia de público.

Os lançamentos da JBC ocuparam a nona (Nura) e décima sexta posição (RG Veda). Talvez pudessem ter ido melhor. Naruto fica com a décima quinta posição no geral, mas é o quinto título mais vendido da Panini em outubro.

E surpreendentemente, GEN Mangá da editora Abril figura no top 20, lá na posição 19. Para um mangá underground e tão alternativo, uma boa posição, não?

Não aparece no ranking, mas os mangás com pior desempenho foram Hitman #1, Made In Heaven: Kazemichi #1 e 07 Ghost #8. Somados, os mangás não alcançaram 0,5%.

Esse foi o primeiro ranking de vendas brasileiro. Espero que curtam o projeto e façam sua adesão à causa, se registrando no Guia de Quadrinhos e marcando sempre que comprar um título, para dar cada vez mais credibilidade e consistência a esse ranking. Até a próxima
  1. Uma boa iniciativa, levando em conta o gênero dos que ficaram à sua frente Sakura até que vendeu bem...

    Eu praticamente só compro mangás em eventos, então meu cadastro nesse site só terá atualizações bem esporádicas, ha...

    ResponderExcluir
  2. LOL One pieces em primeiro? Não eram narutos os mais vendidos? E o pocket? Ô.o Dragon ball, nenhuma surpresa. Agora, soul eater e bakuman, que surpresa! Me arrependo até hoje de ter dropado ele. Eu não gostava não muito monótomo mas depois que eu fui ver quando passaram algumas edições a série caiu no gosto do público. :/ Queria ter comprado soul eater e nura também se arrependimento matasse... :/ Meus queridos fairy tail e monster no top 10 lol. As séries são as minhas preferidas atualmente. Espero que você continue com esses posts Dudu. Mostra muito a realidade dos mangás no brasil. :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu apoio, Lucas =D - Sobre Naruto Pocket, ele ficaria na colocação 22. Também estranho Naruto estar tão afastado, mas acredito que seja ou devido a nova periodicidade (bimestral) ou por conta do público do banco de dados ser um pouco mais maduro. O público que consome Naruto, em geral, não saberia usar o Guia de Quadrinhos para cadastrar seus mangás.

    ResponderExcluir
  4. Naruto e Bleach estão decaindo cada vez mais, espero que não sejam cancelados (Naruto n teria problema, já que eu não compro. Mais Bleach definitivamente não deve ser cancelado)

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma forma de dar uma ideia a respeito da venda de quadrinhos no Brasil, mas acredito que possa ser de pouca precisão pela forma como é feita. Naruto por exemplo deve ter grande parte de suas vendas por assinatura. Mas é uma iniciativa muito legal e vou fazer uma conta no Guia de Quadrinhos para poder colaborar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu feedback e participação, Lucozzy. No caso de quem assina, basta quando receber cadastrar a edição em sua coleção no site, mas confesso sim que o atual sistema apresenta algumas falhas nos números sim (exemplo: Naruto), mas pensei bastante antes de fazer esses rankings e foi o mais próximo da realidade que pude encontrar.

      Excluir
  6. Muito legal a iniciativa! Vou buscar o ranking de novembro agora. Obrigado por postar, Dudu!

    ResponderExcluir

Pesquise