Toda a trajetória do finado canal dedicado aos animes no Brasil |
*Esse é um post antigo deste blog, que foi revisado e complementado com novas informações, além de uma nova formatação.*
Todos aqueles que apreciam animes hoje em dia, mesmo que não tenha tido o canal em sua grade, sabem que o Animax um dia já foi referência quando o assunto era animação japonesa no Brasil
Todos aqueles que apreciam animes hoje em dia, mesmo que não tenha tido o canal em sua grade, sabem que o Animax um dia já foi referência quando o assunto era animação japonesa no Brasil
Extinto no dia 1°de maio de 2011, o Animax veio se descaracterizando aos poucos, e no seu fim, restringiu os animes a míseros horários na madrugada de sua grade. O canal virou um depósito das séries do canal Sony, e as poucas estréias que apresentava, eram de séries já canceladas nos seus países de origem.
Mas em meio a tanta revolta com o que veio acontecendo ao canal, vamos fazer algo diferente. Vamos relembrar os bons tempos em que o Animax era o canal ideal para nós, fãs da maravilhosa animação japonesa, e como ele veio, ao longo dos anos, perdendo sua essência.
Início: surge o Animax. O adeus do Locomotion
Em 31 de julho de 2005 entrou no ar aquele que viria a ser o canal full-anime do Brasil. O Animax entrou no lugar do Locomotion em todas as operadoras onde o canal atuava. Este também possuía uma grade repleta de animes (maioria legendados), mas seu principal objetivo não era ser um canal completamente composto deste conteúdo. Em seus últimos meses de vida o canal abandonou os outros tipos de produções e investiu ainda mais no gênero.
Os Anos de Ouro
No início de suas transmissões, a grade do animax era composta por animes como Initial D, Saber Marionette J, The Prince of Tennis, Hunter X Hunter, Fullmetal Alchemist, Get Backers e outros. Todos os animes exibidos possuíam horários alternativos ao longo da semana.
Depois de 2 anos, o Animax ainda estava fraco. Seu sinal estava apenas disponível para algumas operadoras no Brasil. O canal seguiu fiel com o seu propósito e no ano de 2007 estreou novas séries como Twin Spica, Planet Survival, The Twelve Kingdoms, Montecristo e Blood+. Ainda neste ano, o Animax foi incluso em novas operadoras, tendo a sua base de assinantes ampliada em quase 30%. Por fim, em agosto, o canal estreou uma nova identidade visual.
O início do fim
2008 chegou, e muita coisa nova no Animax desembarcou também. Em maio, surge o bloco Terças Imperdíveis com a nova dublagem do clássico Neon Genesis Evangelion, a estréia de Bleach e Hell Girl. Foi neste ano que o canal rompeu sua promessa de ser full-anime. Surgem as atrações Distraction, um reality show, Reciclo, um bloco de filmes, e o espaço para propagandas, Tv Shopping. Mas o pior ainda estava por vir: Lost viria a ser exibido no canal, no horário nobre, tomando espaço de animes importantes e ganhando um grande espaço publicitário.
Neste mesmo ano o canal foi incluso na grade de mais uma operadora, e permitiu que a base de assinantes do canal crescesse, e muito!
No final de 2008 um fato incomoda os telespectadores do Animax. O canal que se descrevia assim:
“Animax é o único canal a oferecer animês exclusivos 24 horas por dia, dublados em português. Ao combinar entretenimento com inovação, o canal consegue uma forte conexão entre os atributos de sua personalidade e as emoções que experimenta a audiência”.
Depois da repercussão da exibição de lost se descreveu da seguinte maneira:
“O Animax é um canal de TV por assinatura que oferece entretenimento e conteúdo através de uma programação diferenciada e se tornou referência para um público antenado, que busca estar informado sobre tudo que acontece.”.
Inconformados com tudo isso, petições, protestos etc foram organizados pela base mais fiel do canal, os fãs de animes.
Ainda em 2008 o Animax estreou R.O.D, Solty Rei e trouxe de volta à televisão o clássico Samurai X. Confira abaixo uma seleção de vídeos sobre o canal nesta época.
2009 - Cadê o Animax que eu conhecia?
Em 2009 o Animax estréia Fate/Stay Night, Black Cat, Bokurano e Black Jack. Seria excelente se vários live-actions já não tivessem abocanhado boa parte da programação. A esta altura do campeonato não só Tv Shopping, Distraction, Lost e Reciclo eram exibidos pelo canal. Novas séries como Blood Ties, The Middleman, Lil' Bush, The Boondocks Living Lahaina, Maui Fever, American Dreams, Live from Abbey Road, Sesiones con Alejandro Franco, Rock Road e outras tomavam o espaço dos animes, e para quem na época achava que estava ruim, não sabia que o pior ainda os aguardava.
Em 2009, os live-actions ainda dividiam espaço com os animes. Em 2010, o Animax estrearia uma nova identidade visual, mudaria de público-alvo e, cada vez mais, deixaria os animes de lado.
2010 - A Pior fase do Animax anime
Em 2010 o Animax registrou crescimento na audiência, o que era de se esperar pois já estava disponível na maioria das operadoras do país. Não se sabe ao certo se este foi o motivo, mas acreditavam que este aumento na audiência era fruto de seus live-actions em substituição aos animes. Os resultados foram investimentos ainda maiores em séries.
Neste ano, a partir das 15h, o Animax era tomado por esses live-actions. No horário nobre permaneciam alguns animes como Bleach, Hell Girl, Death Note e Mushishi, nas terças imperdíveis que foram transferidas para sexta (por incrível que pareça), e algum tempo depois a exibição dos animes ficou restrita ao horário das 1h as 15h, tirando vários deles do ar.
Acredite. Por incrível que pareça ainda viria a piorar. Em Outubro o canal chocou a todos diminuindo ainda mais a faixa anime do canal. Agora, eles só poderiam ser vistos nas madrugadas, das 2h às 6h30. Mais uma vez, vários animes saíram do ar por conta do aperto na grade.
Abaixo um vídeo com a última identidade visual que o Animax viria a estrear antes da sua extinção própriamente dita:
O anúncio
No final de 2010 eis que Klaudia Bermudez Key (VP Sênior dos canais Sony na América Latina) anuncia que o Animax não teria mais animes a partir de março de 2011. Muitos foram indiferentes quanto a isso, pois já não acreditavam que o canal se dedicaria novamente ao gênero das animações depois de tudo que já tinha sido feito. Por outro lado, muitos ficaram revoltados com o informe e, mais do que nunca, o Animax foi alvo de críticas.
Quando a situação chegou a este ponto, todos se perguntavam por que o canal continuava se chamando Animax. Pois bem, em 2011 isso mudaria.
Início de 2011 - A esperança (de alguns) se renova
Chegou então o temido ano em que o Animax, ironicamente adotaria uma grade sem anime algum. Em janeiro, a exibição dos mesmos continuava restrita às madrugadas e com as mesmas séries, que a esta altura, já tinham ficado repetitivas e sem graça para aqueles que conseguiam assisti-las.
Chega fevereiro e o Animax adquire o anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Bastou isso para que a discussão fosse reaberta e a pergunta lançada: por que o Animax adquiriu um anime um mês antes de abolir o gênero?
Passa então o mês e chega março com mais uma surpresa: o horário dos animes é estendido para o período 2h-8h e é anunciada a estréia de Nodame Cantabile. O canal que havia prometido excluir os animes da grade neste mês amplia seus horários de exibição, e ainda por cima, estréia uma nova série. Foi uma breve semana para renovar a esperança de alguns, até o seguinte anúncio ainda em março:
Sony Spin: o novo canal da Sony
Sony Spin. É este o nome do sucessor do Animax em toda a América Latina. Aquele canal, cujo propósito era exibir animes 24h por dia, veio a ser descontinuado em maio daquele ano.
Muitos acreditaram então que esta seria a desculpa ideal para retirar os animes da grade de uma vez por todas. Muitos foram os que comemoraram com a mudança de nome do canal, afinal, não faria mais sentido adotar o nome Animax.
O canal estreou no dia 1°de Maio no Brasil, e Fullmetal Alchemist: Brotherhood foi exibido a partir de junho.
Vinhetas do "novo" canal, que adotou uma grade similar a do Animax final-de-carreira podem ser vistas abaixo:
O canal foi descontinuado, mas o nome Animax ficará para sempre registrado em nossas memórias, como um bom espaço dado a cultura japonesa, mais especificamente seu mercado de animação, no nosso país, e que preferimos ele descansando eternamente, do que acordado e descaracterizado com o péssimo conteúdo que foi veiculado em sua última fase. Adeus, Animax.
Tenho Pena Desse Sony Spin ! Quando Estou Vendo T.V sempre Olho A Programação do Canal Na Esperrança de Ver Algum Anime ! Mais Infelizmente até agora não tive sorte !
ResponderExcluirfaltou alguns animes ai, mais td bem... um amigo na epoca havia comentado sobre um tal canal de animes 24 horas por dia na epoca ele nao estava incluso no meu pacote da sky..... só conheci o animax em 2008 e achei bacana a grade.....
ResponderExcluirOtimo Post
ResponderExcluirE eu que - há um tempo atrás - liguei desesperada na Sky quando anunciaram que tirariam o Animax do meu pacote, e para ter acesso a ele novamente eu teria que pagar R$ 40 a mais na mensalidade ? O.O mas choraminguei muito e consegui manter...
ResponderExcluirBom, ainda bem que tive a oportunidade de acompanhar a boa época dos animes como: Blood+, Bleach, Hell Girl, Crayon Shin-chan, Samurai X, xxxHolic, entre outros...
Só queria que voltasse full anime como antes, mas ficarão as boas lembranças. ='(
Meu desculpa mas dá pra fazer a mesmo post só que com o locomotion ?
ResponderExcluirAnime
Alguns foram transmitidos em blocos e constituíram boa parte da programação e quase toda perto da extinção
Agent Aika
Alexander Senki
Blue Seed
Boogiepop Phantom
Bubblegum Crisis Tokyo 2040
Burn-Up Excess
Candidate for Goddess
Cybaster
Cyber Team in Akihabara
Cowboy Bebop
Earth Girl Arjuna
Eat-man
Eatman '98
Evangelion
ÉX-Driver
Gatchaman
Gasaraki
Geneshaft
If I See You in My Dreams
Let's Dance with Papa
Lupin III - Também conhecido como Cliffhanger
Nightwalker
RahXephon - Só no Locomotion Brasil
Ranma ½ - Só no Locomotion Espanha e Portugal
Serial Experiments Lain
Red Baron
Robotech
Saber Marionette
Saber Marionette J
Saber Marionette J to X
Silent Möbius
Soul Hunter - Conhecido no Japão como Sekaiden Houshin Engi
Super Milk Chan
Those Who Hunt Elves 1 e 2
[editar]Filmes de Anime e OVAS
Transmitidos unicamente no espaço de Japanimotion uma vez por semana (comumente aos sábados).
Ah! My Goddess (OVA)
Afroken (OVA)
Akira
A Piece of Phantasmagoria (OAV)
Banner of Stars
Birdy the Mighty
Blue Submarine No. 6 (Aonorokugo) (OAV)
Burn Up Warrior
City Hunter: .357 Magnum
City Hunter: Bay City Wars (OAV)
City Hunter: Million Dollar Conspiracy (OAV)
Compiler 1 e 2 (OAV)
Dirty Pair Flight 005 Conspiracy (OAV)
Dirty Pair: Project Eden
Gensou jodan Ellcia (OAV)
Ghost in the Shell
Glassy Ocean
Gun Smith Cats (OAV)
Jin-Roh
Labyrinth of Flames (OAV)
Macross (Do you Remember Love? filme)
Martian Successor Nadesico: The Prince of Darkness
Ninja Resurrection
Noiseman Soundinsect - animação experimental
Pet Shop of Horrors
Power Dolls
Tenamonya Voyagers
Saber Marionette R
Saber Marionette J Again
Sakura Mail (OAV)
Shuten Douji
Suikoden Demon Century
Sukeban Deka
Tarepanda
Virgin Fleet
Yakumo Tatsu
Welcome to Pia Carrot!! 2 DX (OAV)
Mais ainda Æon Flux
Bob and Margaret (Posteriormente exibido pelo Adult Swim)
Captain Star
Crapston Villas
The Critic
Cuttlas
Dr. Katz, Professional Therapist
Duckman
Gogs
The Head
Hoyt'N'Andy's
John Callahan's Quads!, depois exibido pelo Adult Swim com o nome de Chumbados
The Maxx
Ren and Stimpy
Rex the Runt
Robin
South Park
Space Goofs
Stressed Eric
?
Desculpe, eu não sou da época do Locomotion. Se eu tentasse fazer um artigo sobre, seria composto com muitas informações imprecisas :c
ExcluirCara você falou tudo eu sempre achei o Locomotion muito superior ao Animax por sinal , lembro que eu tinha um bar nessa época e virava as madrugadas assistindo animes ....
Excluircaraca, tive a oportunidade de conhecer a era LOCOMOTION tb... assisti animes incriveis e era o unico canal que eu assistia na antiga DirecTV... bons tempos... alguem ai jah assistiu: Red Baron? um anime que envolvia batalhas em mechas... era mto legal... tinha o clone do shyriu nesse anime! kkkkkkk
ResponderExcluirbelo post amigão! continua teu excelente trabalho! =)
Muito bom o post, ainda sonho quando voltaremos a ter um canal só de animes
ResponderExcluirRealmente post mto informativo... lembro q Locomotion era o melhor canal...
ResponderExcluirLocomotion era muito melhor, sem duvida!
ResponderExcluirCara a Locomotion era só a NATA da animação japonesa que hoje é rotulada como "CULT".
Excluir-Cowboy Beebop
-Lupin
-Akira (Esse é visto até por diretores ocidentais para adaptação em longa metragem live action)
-Barão Vermelho
-Evangelion
outros que enfim...
Saudades desse tempo!
Mano,eu AMAVA o animax,eu assistia antes de ter computador....
ResponderExcluirQuando começou essa descaracterizaçao,eu realmente me perguntei qual o motivo.....
Eu pesquisei mais um pouco e descobri que era por baixa audiencia e eu me perguntei:"Mas,como baixa audiencia!? Quando eu era moleque, a gente ficava ancioso esperando a sessao de animes do Cartoon network,e quando começava,era o paraiso,como um canal de anime pode ter baixa audiencia!?"
Quando eu ganhei computador e internet,o que eu encontrei?
"Aiiinnn,anime dublado e lixoooooo."
"uiiiii,eles falam o nome dele errado,nao e light e raitooooo"!!
"Aiiinn,ta eles trocaram os nomes,é "uzumaki naruto" e nao ao contrario,lixooooo (<<<essa e de se matar)"
Tava explicado.....-_-
Depois de 2 anos mexendo na internet,eu pude ver que a PIOR coisa que poderia ter acontecido com os animes no brasil foram os otakus com seu xiitismo+retardamento+fanatismo sem sentido com o japao(sim,o japao,nao os animes,o que e triste,porque a maioria nem sequer sabe quem foi toyotomi hideiochi,nobunaga oda,myamoto musashi ou Minamoto no Yoshitsune
,sacomeh,A VERDADEIRA CULTURA DO JAPAO....)+complexo de messias sao os maiores obstaculos para a divulgaçao de animes aqui....
E isso se isso nao bastasse,isso tambem se mostra nos mangás.Preços exorbitantes e traduçoes,no minimo,desrespeitosas para ambas a linguas onde eles revezam entre falar em portugues mas continuar com titulos honorificos japoneses(WTF!?!?) e as tecnicas e nomes nao sao traduzidas(nem sequer PODEM ser traduzidas,de acordo com as regras cagadas pelos otakus,vai entender....).
E,e por isso que esse e um dos grupos mais odiados da "cultura nerd",inclusive pelos fas de anime(sim,tem diferença....),entao,nao venha reclamando de preconceito,esta explicado os motivos.
Que comentário ridiculo! Vêse cresce!!!
ExcluirBrasil, um país de tolos. Se não for novela ou futebol, esquece.
ResponderExcluirpo só consegui tv acabo no final do animax, mó triste pra mim.
ResponderExcluirDepois das mudanças na programação eu parei de acompanhar o canal, nem me importei quando o pacote de TV a cabo daqui foi trocado por um que não possuia o canal, mesmo assim, tenho boas recordações do Animax, lembro de ter assistido Death Note nele, saia uma episódio por semana e eu nunca perdia, também assistia HunterxHunter, Mushishi, Black Jack, Hell Girl, Samurai X, acho que por causa desse canal que assistir anime virou um vício...
ResponderExcluirEu peguei quase toda a Locomotion e presenciei a chegada da Animax.
ResponderExcluirEutnaõ eu posso afimar que a Locomotion é deveras superior. Muito bom o canal. É que poucos tiveram porque na Sky não tinha, só DirecTV ou Tecsat.
Locomotion não era só Anime, era entretenimento extremamente foda!
Locomotion devia voltar, mas da época que passava quase nada de anime.
ResponderExcluirPassava mt desenho adulto, antes de adult swim chegar no Brasil.
Ah, The prince of tennis. Como eu amo esse anime, mesmo que a dublagem seja pessima ( eu, particularmente, não gosto), eu gostaria de ter visto, pena que naquela epoca eu era uma idiota ( Talvez ainda seja, mas era pior)
ResponderExcluirEm 2010, com a descaracterização do canal, o nome Animax ficou sem sentido, porque esse nome remete a um canal de animes. Na verdade virou um Seriemax
ResponderExcluir