Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de dezembro de 2011

Compacto 2011: tudo de bom (ou não) que rolou neste ano




2011 foi um ano fraquíssimo para o gênero das animações japonesas em terras tupiniquins. Tragédias ocorreram aos montes, enquanto as boas novidades nós contávamos nos dedos de uma única mão. Vamos rever tudo que aconteceu ao longo desse conturbado ano.

 Janeiro: Cartoon Network inicia exibição da última temporada de Naruto!

Sim! Depois de muitos e muitos anos no ar, já totalmente desgastada, a série finalmente teve sua última temporada exibida, de segunda a sexta, as quase 1h da manhã. De qualquer forma, foi concluída. Naruto se encontra em reprise atualmente no mesmo horário e sai da grade em janeiro de 2012, para começarmos o ano bem!

 Fevereiro: Animax surpreende mandando dublar Fullmetal Alchemist: Brotherhood e fixando estréia para Nodame Cantabile.

Quando todos já não depositavam mais suas esperanças no Animax, ele surpreende e se meche para promover mais duas séries. Nodame, que foi anunciada para estrear em março, e Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que foi mandada para dublagem, mas sem previsão de estréia. Maravilha, não? Óbvio que não, estamos falando de animes no Brasil, siga lendo.

 Março: Sony anuncia o fim do Animax e a estréia do Sony Spin!



Não falei? E ao mesmo tempo que Nodame fazia sua estréia tímida nas madrugadas do canal do grupo Sony, campanhas da estréia do novo canal que substituiria o Animax eram veiculadas. "Sony Spin, o novo canal da Sony", que em Maio do mesmo ano substituiria o sinal latino do nosso querido "full-anime". Choque para alguns, óbvio para outros, que há tempos lutavam pela mudança do nome do canal, que de "Animax" não tinha nada.

 Abril: Sony Spin é cancelado e Animax volta a ser full-anime!

Quem dera. Enfim, essa foi nossa brincadeira do dia 1°de Abril. Alguns caíram e isso chegou até a ser veiculado em um outro blog por aí, mas enfim, bastava reparar que na última linha do post tinha um escrito em vermelho anunciando a falácia que era o conteúdo. Veja aqui.

 Além da brincadeira de 1° de Abril por falta de pauta, Naruto teve sua exibição concluída nesse mesmo mês pelo Cartoon Network, estreou Dragon Ball "Z" Kai, a nova temporada de Pokemon, Bakugan, e o Disney XD estreou também a nova temporada de Beyblade.


Um burburinho mexeu com a "mídia especializada" quando N.Y Sallad foi anunciada, e uma frase misteriosa dizia que uma grande empresa do ramo investiria pesado nos próximos meses no setor.


Pensa que acabou? Abril foi um dos melhores meses para o gênero. Sony Spin, enquanto o Animax ainda se despedia, anunciou a volta de Samurai X e a estréia de Fullmetal Alchemist: Brotherhood para o dia 1°de maio, mas você verá a seguir que não foi bem assim.

 Maio: Sony Spin troll adia estréia de Fullmetal Alchemist: Brotherhood.


Assim o canal estréia no lugar do Animax, e some com o novo anime, assim como Samurai X. Nenhum dos dois foi ao ar, e a essa altura do campeonato, quem se dava ao trabalho de sofrer assistir anime no canal, já não se importava com atrasos, afinal, isso era lucro. O Animax havia sido levado para o brejo.

 Junho: Fullmetal Alchemist: Brotherhood.

 Enfim entra no ar a série, mas é só isso que acontece em junho mesmo.

 Julho: novos episódios de Bleach.

Nodame Cantabile, Fullmetal Alchemist: Brotherhood e novos episódios de Bleach. Com isso o Sony Spin renovou por algum tempo as atrações de suas madrugadas para os poucos que a assistiam. Bleach ganhou dublagem do episódio 53 ao 109, que finaliza as sagas da Soul Society e dos Bounts, e deixa um gostinho da primeira Saga Arrancars. Por mais que tenhamos feito contato, nunca recebemos uma resposta sobre a possível dublagem de mais episódios.

 Agosto: Animax Japonês bate recorde de assinantes.

E o Brasileiro morreu três meses antes. 9 milhões. Esse é o número de assinantes do sinal japonês do Animax. No mesmo mês Dragon Ball "Z" Kai volta a ser exibido, pois havia saído da grade por algumas questões que não sabemos ao certo quais são, mas em seu retorno, trouxe consigo a trilha sonora clássica da série, o que indica que problemas com direitos autorais podem ter acarretado a sua saída temporária.

Ainda nesse mês, para não perder o costume, o Sony Spin resolve reiniciar Fullmetal Alchemist: Brotherhood desde seu primeiro episódio. A série estava em seu capítulo 37 quando isso foi feito.

 Setembro: o mercado dá sinal de vida.

Lembra dos boatos de que "uma grande empresa investirá pesado nos próximos meses no gênero" ? Pois é. A JBC abriu o jogo e anunciou que em breve teríamos nossa versão do Crunchyroll, com algumas transmissões em simulcast, ou seja, atrações disponíveis pouco tempo depois da sua exibição na tv japonesa.


Ainda em setembro, o Sony Spin expande seu horário para os animes em 1 hora, dando espaço para mais duas atrações.Ao mesmo era o que todos esperavam. O canal fez a incrível mudança, tirou Death Note no ar e encaixou mais uma reprise para "The Twelve Kingdoms", e as 7h30 uma para "Planet Survival". Com isso, o canal restringiu sua grade a 6 animes, todos com dois horários ao longo da madrugada/manhã.


Rumores sobre a dublagem de Naruto Shippuden também correram nesse mês, mas nada que fosse confirmado até agora. O Cartoon Network também traz Dragon Ball "Z" Kai em um horário alternativo nas tardes do canal, as 16h30, mas tudo indica que em janeiro a atração ficará restrita as madrugadas do canal.



 Outubro/Novembro/Dezembro:

Nesses meses pouca coisa rolou, mas se mesmo assim estiver curioso, dê uma navegada pelo blog e descubra você mesmo! Um bom 2012 para todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquise